Texto " Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas lhes serão acrescentadas

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil

sábado, 25 de abril de 2015

Gospel Prime visita local onde o apóstolo Paulo pregou

Portal está participando da caravana do ministério Beth-Shalom/Chamada da Meia Noite que está visitando Terras Bíblicas. por Jarbas Aragão

Fonte:http://noticias.gospelprime.com.br/
Gospel Prime visita local onde o apóstolo Paulo pregouGospel Prime visita local onde Paulo pregou
No segundo dia da Caravana Terras Bíblicas o grupo saiu de Roma (Itália) e foi para Atenas (Grécia). Alguns contrastes chamam atenção no que restou desses dois antigos impérios e a maneira como o cristianismo é visto hoje nessas terras que são de suma importância na narrativa do livro de Atos.
Em Roma existem templos dedicados aos deuses antigos (pagãos) que, ao longo da história foram sendo transformados em igrejas. Estranhamente, os locais onde antes ficavam as estátuas dessas divindades, até hoje permanecem, mas com figuras de santos católicos no seu lugar.
Bons exemplos disso são a Praça de São Pedro, no Vaticano – que fica no centro de Roma – e o Panteão de Agripa, também na capital italiana. A palavra Panteão tem origem no grego e significa “todos os deuses”.
2 - GP Terras Bíblicas-004
Praça de São Pedro e o obelisco egípcio.
O de Agripa foi originalmente construído em 27 a.C., durante a República Romana, pelo cônsul Marco Vipsânio Agripa: Destruído durante um incêndio em 80 d.C., foi totalmente reconstruído em 125 pelo imperador Adriano. Essa estrutura impressionante é o templo remanescente do Império Romano mais bem conservado, estando de pé até hoje.
Seu excelente estado de preservação deve-se justamente ao fato de ter sido transformado em uma igreja no ano 608 pelo Papa Bonifácio IV que o rebatizou de Igreja de Santa Maria e Todos-os-Santos. Os nichos que antes abrigavam imagens dos mais diversos deuses adorados pelos pagãos romanos, passaram então a exibir imagens esculpidas de diferentes santos católicos.
2 - GP Terras Bíblicas-003
Panteão romano.
Mais de mil anos depois, em 1667, a poucos quilômetros do Panteão Romano foi inaugurada a Praça de São Pedro, sede do Vaticano. Nela podem ser vistas 140 estátuas de santos católicos, papas e também fundadores de ordens religiosas. O local atrai milhões de visitantes todos os anos. Curiosamente, além das estátuas que foram esculpidas nos mesmos moldes das antigas imagens dos deuses pagãos, em seu centro fica um obelisco trazido do Egito.
2 - GP Terras Bíblicas-002
Estátua no Panteão Romano.
O apóstolo Paulo esteve preso em Roma, cidade onde foi executado no ano 64. Foi justamente aos Romanos que Paulo escreveu a carta cujo primeiro capítulo alerta: “Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível” (Rm 1:16-22). Infelizmente, os habitantes de Roma na sua maioria parece não ter entendido esse alerta até hoje.
Atravessando o mar Mediterrâneo (menos de duas horas de voo), chega-se a Atenas, na Grécia. A capital grega foi visitada por Paulo em sua viagem missionária.
No período do Novo Testamento era uma cidade acentuadamente religiosa (At 17.22), pois em todas as direções havia grande número de templos, altares e outras construções sagradas. O apóstolo Paulo dissertou na sinagoga e na praça dessa cidade (At 17.17). No famoso sermão de Paulo no Areópago (At 17.22-31) vê-se que ali também existia um Panteão, tão inclusivo que também tinha um altar ao “Deus desconhecido”.
O Areópago, também conhecido como “colina de Marte”, em homenagem ao Deus da Guerra, fica à direita do Parthenon, templo dedicado a Minerva, cujas ruínas persistem até hoje e inclusive estão sendo revitalizadas.
Na colina donde estava o Areópago hoje só sobraram ruínas. O local não contém mais altares, mas na entrada hoje atualmente existe uma placa de metal contendo o texto do discurso de Paulo em Atos 17:23-31.
Amanhã, a excursão da Beth Shalom/ Chamada da Meia Noite ruma para o norte da Grécia, onde visitará as cidades bíblicas de Bereia e Tessalônica, refazendo parte da segunda viagem missionária de Paulo narrada em Atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


NÃO DEIXEM DE COMENTAR, SEU COMENTÁRIO É MUITO IMPORTANTE.