Texto " Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas lhes serão acrescentadas

Minha foto
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil

domingo, 25 de setembro de 2016

Cientistas anunciam restauração de pergaminho com o mais antigo registro bíblico já encontrado



Fonte:https://noticias.gospelmais.com.br/cientistas-restauracao-mais-antigo-registro-biblico-encontrado-85804.html
O mais antigo escrito bíblico até hoje encontrado foi apresentado por uma equipe de pesquisadores formada por cientistas de Israel e dos Estados Unidos. O documento traz passagens do livro de Levítico.
A data estimada do pergaminho é do século III ou IV. Esse documento foi encontrado em 1970 por arqueólogos em En-Gedi, às margens do Mar Morto, local que abrigou uma comunidade judaica entre os anos 400 a. C. a 800 d. C.
De acordo com informações da revista Veja, os cientistas usaram um procedimento considerado inovador, usando escaneamento com raio-x e leitura virtual, para não precisarem desembrulhar o pergaminho, frágil e já danificado.
A descoberta foi divulgada na revista científica Science Advances por Penina Shor, pesquisador ligado à Autoridade de Antiguidades de Israel, e Brent Seales, cientista da Universidade de Kentucky, nos Estados Unidos.
Para chegar ao resultado, foi necessário o uso de uma máquina de microtomografia, normalmente utilizada para análise de câncer em pacientes. Com as imagens obtidas, a Universidade de Kentucky fez análises tridimensionais das passagens e reconstruiu virtualmente o manuscrito.
“Ficamos impressionados com a qualidade das imagens”, disse Michael Segal, diretor da Escola de Filosofia e Religião da Universidade Hebraica de Jerusalém.
O documento foi conservado nas últimas quatro décadas mesmo com a impressão de que seu conteúdo havia se perdido de vez, afinal, o pergaminho foi queimado durante um incêndio séculos atrás na comunidade onde foi encontrado. Relatos dos pesquisadores afirmam que o material poderia se desfazer em cinzas ao ser manuseado.
“A estrutura principal de cada fragmento, completamente queimada e esmagada, tinha se transformado em pedaços de carvão que continuavam se desintegrando cada vez que era tocada”, relatou um dos pesquisadores no estudo.
“Estas imagens revelam que o rolo de En-Gedi é o livro de Levítico, o que o torna o mais antigo exemplar de um livro do Pentateuco já encontrado em uma Arca Sagrada e uma descoberta significativa na arqueologia bíblica”, afirmou o pesquisador Brent Seales.
Confira um vídeo do processo de escaneamento, leitura e “remontagem” digital do conteúdo:
                                   
fsdfsddfsdfsdf

Pastor que teve problemas mecânicos em estrada termina morto a tiros pela Polícia após abordagem


Fonte: https://noticias.gospelmais.com.br/pastor-termina-morto-tiros-policia-abordagem-estrada-85757.html

Um pastor foi morto a tiros pela Polícia depois que seu carro quebrou em uma rodovia e ele foi abordado pelos oficiais.
Terence Crutcher, 40 anos, faleceu no hospital, após ser socorrido. Ele – que era negro – estava desarmado. Os policiais da cidade de Tulsa, Oklahoma (EUA) que atenderam a ocorrência alegaram que o pastor estava se negando a obedecer os comandos para que a situação fosse esclarecida.
A tragédia começou quando seu carro quebrou no meio de uma rodovia, segundo a porta-voz da Polícia, Jeanne MacKenzie. Um dos oficiais viu o carro parado bloqueando o trânsito e pediu reforços. Quando os demais agentes chegaram, o pastor surgiu da lateral da estrada, que é margeada por um bosque.
MacKenzie afirmou que o tiro foi disparado por um dos oficiais porque ele se negou a concluir as orientações dadas: “Ele se recusou a seguir ordens dadas pelos oficiais. Eles continuaram a falar com ele, ele continuou a não ouvir e seguir os comandos”, relatou.
A irmã gêmea do pastor, Tiffany, concedeu uma entrevista e afirmou que a morte de seu irmão chocou a todos da família: “Um fato que eu sei é que meu irmão estava desarmado. Estou devastada”.
Segundo a Associated Press, a Polícia de Tulsa não divulgou os nomes e outros detalhes dos policiais envolvidos na ação, mas revelou que o responsável pelo tiro foi colocado em licença remunerada, o que é rotina em casos de tiroteios envolvendo policiais.
O Ministério Público do condado irá fazer uma investigação sobre o caso, segundo a porta-voz da Polícia, e determinar se o disparo foi justificado. “Cada situação é diferente. Os oficiais estão envolvidos em situações que exigem decisões rápidas, e oficiais que optam por usar a força o fazem com base na situação que eles estão enfrentando”, disse MacKenzie.
O chefe de Polícia de Tulsa, Chuck Jordan, afirmou que o caso será tratado com o máximo rigor: “Eu vou fazer esta promessa a você: vamos alcançar a justiça neste caso”. Ele reiterou que não foram encontradas armas no carro do pastor. Toda a ação foi filmada pelo helicóptero da Polícia e pelas câmeras das viaturas. As cenas são fortes:

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Candidaturas transexuais aumentam nestas eleições

Para quem reclama do aumento do número de candidatos religiosos, está bastante claro que a política espelha os anseios de diversos segmentos por Jarbas Aragão

Fonte:https://noticias.gospelprime.com.br/candidaturas-transexuais-aumentam-nestas-eleicoes/
Candidaturas transexuais aumentam nestas eleiçõesSegundo um levantamento divulgado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e pelo jornal Folha de São Paulo, os candidatos “trans” passaram de 31 em 2012 para 84 nesta eleição.
Para quem reclama do aumento do número de candidatos religiosos, em especial dos evangélicos, está bastante claro que a política espelha os anseios de diversos segmentos da sociedade, onde cada eleito defenderá as ideias de campanha.
Esse aumento significativo, segundo a professora Luiza Coppieters (PSOL/SP), candidata à Câmara na capital paulista, demonstra que “a sociedade começou a discutir as questões dos transexuais”. Ela ressalta que esses candidatos possuem “demandas bastante específicas”. Afirmando ser contra o “conservadorismo”, estão majoritariamente ligadas a partidos de esquerda.
O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) é o que possui o maior número de transexuais na disputa, são 15 espalhadas pelo país. Eles comemoram o fato de pela primeira vez mulheres trans disputarem um cargo majoritário no país.
Trata-se da baiana Samara Braga, que concorre à prefeitura de Alagoinhas, Bahia (108 km de Salvador) e a paulista Thífany Félix, que deseja ser prefeito de Caraguatatuba (178 km de São Paulo). Não por acaso, Samara é apadrinhada de Jean Wyllys (PSOL), primeiro deputado federal assumidamente gay a defender as bandeiras LGBT no Congresso. Ele nasceu em Alagoinhas.
Thífany Félix já possui experiência eleitoral, tendo sido candidato a vereador pelo PT em Ubatuba e a deputada estadual pelo PSB. Reitera que sua principal luta é pelo reconhecimento da pessoa trans. “A maioria acha que trabalho para transexual é só beira de estrada, fazer programa. Quero mostrar que elas podem ser o que elas quiserem.”
Perfil e bandeiras
Além do PSOL, existem candidaturas trans em outros 25 partidos. A grande maioria está na disputa por vagas como vereador e suas bandeiras declaradas são a luta contra o “preconceito” e a preocupação com questões da saúde dos transexuais.
Somente em São Paulo são 24 candidaturas transexuais na eleição de 2016. O distante segundo lugar é da Bahia, com oito candidatas. Em terceiro, Minas Gerais, com seis e empatados em quarto, estão Rio Grande do Sul e Paraná, com cinco.
Paraíba, Pará e Ceará tem quatro candidaturas cada, enquanto Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, três. Nos demais Estados, existem pelo menos uma transexual concorrendo. O levantamento só não encontrou candidaturas trans no Espírito Santo e no Mato Grosso.
Thammy Miranda (PP/SP) possivelmente é o nome mais conhecido. Atriz, a filha da cantora Gretchen, já atuou produções pornográficas e novelas da Globo. Entre suas bandeiras de campanha está a defesa da ampliação da área especializada em cirurgia de “transgenitalização” (transformação dos genitais) no Hospital das Clínicas de São Paulo.
Já a candidata a vereadora por Aracaju, Linda Brasil (PSOL/SE) insiste que a educação é sua principal preocupação. Estudante de letras na Universidade Federal de Sergipe, defende que é preciso promover campanhas de conscientização, “de apoio, para que essas meninas não pensem que a rua é sua única saída.”

Um de seus referenciais é o programa Transcidadania, implantado na capital paulista durante a gestão Haddad (PT/SP), que oferece bolsas para travestis e transexuais terminarem o ensino básico.

Perseguição religiosa: adolescente cristão é estuprado, assassinado e pendurado em árvore


Fonte:https://noticias.gospelmais.com.br/perseguicao-religiosa-adolescente-cristao-estuprado-assassinado-85755.html
A perseguição religiosa praticada no Paquistão teve um novo caso emblemático na última semana, quando um adolescente cristão, de 14 anos de idade, foi estuprado, assassinado e pendurado em uma árvore.
O registro foi feito na aldeia de Faisalabad, localizada na província de Punjab, e denunciado pela British Pakistani Christian Association (BPCA, na sigla em inglês), uma entidade dedicada a monitorar os casos de perseguição a cristãos no Paquistão e oferecer ajuda.
De acordo com informações do Christian Today, o adolescente chamava-se Zeeshan Masih e tinha ido visitar seu tio, que vive em área rural da aldeia. Masih saiu para comprar refrigerante e não voltou. Preocupados, os parentes passaram a procurá-lo e o encontraram pendurado em uma árvore próximo às pastagens da propriedade de seu tio.
A polícia local registrou o caso como morte natural, mas o laudo do legista registrava evidências de agressão sexual. Moradores da região apontaram, sob anonimato, dois muçulmanos que vivem nas redondezas como os estupradores assassinos, de acordo com relatos obtidos pela BPCA.
Diante da pressão da entidade cristã e de um bispo responsável pela igreja local, a Polícia anunciou que fará um novo inquérito após receber um relatório do exame de DNA que foi feito. O resultado pode levar até um mês para ser apresentado.

Trauma

“Esta família está profundamente traumatizada, perderam um filho em um crime extremamente hediondo, e a chance para eles obter a justiça é remota”, comentou Kanwal Amar, jornalista local em depoimento à BPCA. “A maneira pela qual os policiais tentaram camuflar isso… o crime os magoou, irritou… Eles estão pedindo um inquérito independente sobre a manipulação da morte de seu filho”, acrescentou.
Wilson Chowdhry, presidente da BPCA, disse: “A natureza brutal dos crimes infligidos aos cristãos no Paquistão, é o produto de sua vulnerabilidade às mentes deformadas que se reproduzem no país. Os níveis de estupro, sodomia e assassinato no Paquistão, estão atingindo níveis sem precedentes”, apontou, apontando evidências de perseguição religiosa a cristãos, que formam uma minoria.
As leis do Paquistão conferem privilégios para os que professam o islamismo, o que torna os cristãos e outras minorias, na prática, cidadãos de segunda categoria. “Em geral, os cristãos no Paquistão, são pobres, analfabetos e não desfrutam dos mesmos benefícios ou direitos que muçulmanos, o que resulta em uma resposta ineficaz das autoridades legais, quando a ajuda é necessária”, lamentou Chowdry.
“Por esse motivo, crimes como este vão continuar e a justiça irá falhar”, acrescentou o presidente da BPCA, que ofereceu custear o funeral e iniciou uma arrecadação de fundos para que a família possa contratar um advogado e pressionar as autoridades.

Tentativa de evangélicos de pagar conta com tiras de “papel sagrado” em branco vira caso de Polícia


Fonte:https://noticias.gospelmais.com.br/evangelicos-pagar-conta-tiras-papel-sagrado-branco-85754.html
Surreal é a melhor palavra para descrever uma ocorrência atendida pela Polícia Militar na cidade de Caçapava (SP), quando uma família evangélica abasteceu o carro e tentou pagar o combustível com tiras de papel em branco, como se fossem notas de reais.
O gerente do posto, Bruno Trevisoli, contou que tudo ocorria normalmente no atendimento à família. Eles pararam o carro ao lado de uma das bombas, pediram para completar o tanque, e quando o frentista cobrou a conta de R$ 115, o motorista pediu que o valor fosse pego com uma senhora que estava sentada no banco de trás.
O frentista, ao pedir o valor, recebeu papeis em branco, segundo o gerente: “Na hora que o frentista foi receber, eles entregaram um papel quadrado em branco. Na hora ele veio me chamar e disse que tinha algo estranho. Fui até lá e falei que precisavam pagar, mas eles insistiam que o papel em branco era dinheiro. Achei até que alguém estava brincando comigo, mas era sério”, contou Trevisoli ao G1.
Diante do impasse, o gerente chamou a Polícia e relatou a história surreal, destacando que o motorista em nenhum momento tentou fugir sem pagar: “Ele ficou esperando, não foi agressivo, eles realmente acreditavam que o papel valia dinheiro. Em 10 anos que estamos aqui, nunca vimos nada assim. E olha que já vi de tudo”, relatou.
Fiel mostra carteira com dinheiro de "papel sagrado"
Fiel mostra carteira com dinheiro de “papel sagrado”
Um dos policiais que foram ao posto atender a ocorrência comentou que as pessoas no veículo eram muito simples e que poderiam estar sendo vítimas de exploração em nome da fé: “A princípio são pessoas humildes que foram mal orientadas. Até porque se fosse com intenção criminosa, eles teriam abastecido e ido embora. Eles ficaram o tempo todo”, disse o subtenente Telmo Venâncio. “Acredito que é um caso em que religião e fanatismo orientaram pessoas de poucas instruções, que não têm muita informação”, acrescentou.
Provavelmente os três estavam sob algum tipo de hipnose, e como não tinham dinheiro para pagar a conta, o combustível foi retirado do tanque do veículo e a família liberada. Não foi registrado um Boletim de Ocorrência (B. O.).
  • TAGS
  • caçapava
  • Evangélicos
  • Fanatísmo Religioso
  • hipnose
  • igrejas neopentecostais
  • Polícia Militar

  • Capitão joga refugiados cristãos ao mar para que parassem de orar

    Episódio aconteceu na travessia de Marrocos para a Espanha por Jarbas Aragão

    Fonte:https://noticias.gospelprime.com.br/capitao-refugiados-mar-parar-orar/
    Capitão joga refugiados cristãos ao mar para que parassem de orarO capitão de um barco de refugiados está sendo julgado por ter jogado ao mar seis refugiados cristãos, o que resultou na morte deles. O motivo, segundo testemunhas, é que os homens que atravessavam do Marrocos para Espanha, oravam a Deus para que a forte tempestade parasse.
    De acordo com Christian Today, o capitão Alain NB, do Camarões, pode pegar até 90 anos de prisão pelo assassinato dos refugiados nigerianos. A justiça da Espanha pede a condenação de 15 anos para cada um dos mortos.
    O processo indica que o barco pilotado por Alain, que seria muçulmano, estava tendo dificuldades de atravessar o mar. Os seis refugiados cristãos começaram então a orar em voz alta, pedindo a intervenção de Deus. Um deles seria um pastor e liderou o grupo na intercessão.
    O capitão os acusou de piorar a tempestade com suas orações. Juntamente com outros tripulantes, agrediu os homens antes de jogá-los ao mar, onde se afogaram. Até agora penas um corpo foi encontrado na costa de Granada.
    Alain NB nega todas as acusações, em especial que o conflito tenha motivação religiosa. Seu advogado afirma que depoimentos de testemunhas são “inconsistentes”. Os promotores, no entanto, alegam que o capitão “estava ciente de que as vítimas não poderiam sobreviver e que iriam morrer, seja por afogamento, frio, ou por causa das lesões físicas que sofreram. Ele estava ciente da baixa temperatura, do mar revolto e a grande distância que estavam da costa, além da ausência de qualquer barco nas proximidades, que poderia resgatá-los”.
    Segundo apontam as investigações, faziam a travessia cerca de 50 imigrantes em um barco inflável, que não tinha motor. A embarcação ficou à deriva ao largo da costa de Almería, sul da Espanha. Apenas 29 sobreviventes foram encontrados, alguns dias depois. Vários passageiros morreram ao longo da travessia por causa do mau tempo.

    Os números mais recentes mostram que mais de 300.000 imigrantes já cruzaram o Mediterrâneo para a Europa em 2016. Estima-se que 3.000 morreram tentando fazer a travessia. A grande maioria são da Síria, seguidos por pessoas que fogem de guerras no Afeganistão, Iraque e Nigéria.

    Escritora criada por casal gay relata “dor e constrangimento” e se diz contra a adoção homoparental


    Fonte:https://noticias.gospelmais.com.br/escritora-criada-casal-gay-contra-adocao-homoparental-85747.html
    A adoção de crianças por casais homossexuais é uma polêmica que tem estado em segundo plano no Brasil, mas no exterior, o debate é acalorado. Uma mulher que foi criada por um casal gay publicou um livro manifestando sua opinião contrária a esse tipo de adoção por causa das consequências e relatando a patrulha ideológica que qualquer pessoa que se oponha a essa questão sofre.
    Dawn Stefanowicz fez um relato sobre sua infância no livro “Out From Under: The Impact of Homosexual Parenting” (“Dos subterrâneos: o impacto da adoção homoparental”, em tradução livre), publicado em 2007, e contou os detalhes da vida proporcionada por um casal de homens que a criou.
    Segundo ela, “nas famílias homossexuais, as crianças negarão com frequência a própria dor e fingirão não sentir falta de um pai biológico, sentindo-se pressionadas pelas políticas que circundam as famílias LGBT a se exprimir positivamente”.
    A escritora aponta para as consequências da ausência dos modelos de pai e mãe durante o crescimento: “Quando as crianças carecem de um pai biológico por morte, divórcio, adoção ou reprodução artificial, experimentam um vazio doloroso. É o que acontece também quando o nosso pai gay traz para dentro da nossa vida o (s) seu (s) parceiro (s) do mesmo sexo, que nunca poderão substituir o genitor biológico”, frisou.
    “As mães e os pais contribuem com dons únicos e complementares à formação dos filhos. O sexo dos pais conta para um desenvolvimento saudável dos filhos. Nós sabemos, por exemplo, que a maior parte dos homens que estão presos não tiveram um pai por perto. Os pais, por sua natureza, asseguram identidade, dão direção, disciplina e limites e constituem um exemplo para os filhos, mas não podem gestá-los no próprio ventre ou amamentá-los. As mães criam os filhos de uma maneira única que não pode ser substituída pelo pai”, afirmou a escritora.
    Desde que seu livro foi publicado, Dawn Stefanowicz recebeu relatos de mais de 50 adultos que cresceram com casais LGBT e tinham críticas ao ambiente em que viviam: “Muitos de nós lutam com a sua própria sexualidade por causa da influência do ambiente em que cresceram”, contou.
    A patrulha ideológica sofrida por quem se posiciona contra a adoção homoparental também foi destacada pela escritora, de acordo com informações do site Sempre Família. No Canadá, onde vive, a liberdade de pensamento sofreu restrições através de ações punitivas, como demissão e perseguições diversas por parte do governo.
    Stefanowicz é uma das seis adultas criadas por pais gays que recentemente apresentaram à Suprema Corte norte-americana um pedido para que seja respeitada a autoridade dos cidadãos em manter a definição originária do casamento, de modo que os filhos possam ser educados por seus próprios pais biológicos ou por quem de fato os substitua.
    Assista a um relato da escritora Dawn Stefanowicz (legendado em espanhol) sobre sua jornada de apontamento das consequências da adoção homoparental:

    Colégio no RJ libera o uso de saia para meninos

    Deputado critica a decisão lembrando que a ideologia de gênero já foi rejeitada no Congresso Nacional  por Leiliane Roberta Lopes

    Fonte:https://noticias.gospelprime.com.br/colegio-pedro-ii-saia-meninos/
    Colégio no RJ libera o uso de saia para meninosNo Rio de Janeiro um colégio tradicional resolveu mudar suas regras referente ao uso do uniforme, liberando o uso de saia por meninos e de bermudas por meninas.
    O informe divulgado no site do Colégio Pedro II diz que a instituição resolveu seguir os parâmetros do Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos de Lésbicas, Gays, Travestis e Transexuais (CNCD/LGBT).
    Na prática, fica estabelecido que não há mais uniformes masculino e feminino, como explicou o reitor Oscar Halac no comunicado oficial.
    “Propositalmente, deixa-se à critério da identidade de gênero de cada um a escolha do uniforme que lhe couber. Estamos cumprindo a determinação de uma resolução vigente e procuramos de alguma maneira contribuir para que não haja sofrimento desnecessário entre aqueles que se colocam com uma identidade de gênero diferente daquela que a sociedade determina”.

    Deputado critica a posição

    Ao se pronunciar no Plenário da Câmara nesta terça-feira, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PSD-RJ) criticou o posicionamento da instituição de ensino lembrando que outra decisão do colégio foi trocar as letras O e A das palavras aluno e aluna pelo X, seguindo com a as regras da ideologia de gênero.
    “Agora, mais absurdo ainda, toma a decisão amplamente noticiada, de que os meninos possam ir para a escola de saia”, disse o parlamentar.
    Mostrando sua indignação, o deputado pediu ao Ministro da Educação, Mendonça Filho, para que providências sejam tomadas. “Isso é uma afronta às famílias dos alunos de bem do Colégio Pedro II. Se a moda pega, onde é que nós vamos parar?”, questiona.
    O parlamentar aproveitou para lembrar que o Congresso Nacional rejeitou a ideologia de gênero.
    “Nós derrotamos essa praga chamada ideologia de gênero na Câmara e no Senado, mas não satisfeitos, aqueles que defendem a causa de destruição da família, querem desqualificar através dos municípios levando essa ideologia falida e vergonhosa que é a ideologia de gênero”, completou.
    Assista:

    Atriz Heloísa Perissé conta que a “primeira coisa” que suas filhas ouviram ao nascer foi o Salmo 91


    Fonte:https://noticias.gospelmais.com.br/heloisa-perisse-primeira-filhas-ouviram-salmo-91-85739.html
    “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei”. Os versos do Salmo 91 foram as primeiras palavras ouvidas pelas filhas da atriz Heloísa Perissé quando nasceram. O fato foi revelado no último domingo, 18 de setembro, no programa Tamanho Família, da TV Globo.
    Heloísa, que é evangélica e já falou abertamente sobre sua fé diversas vezes, revelou a história de seu primeiro encontro com suas duas filhas, dizendo que gostaria que as primeiras coisas que elas ouvissem fosse uma passagem bíblica.
    “Eu nunca quis ser mãe de primeira, porque eu sempre quis ser atriz. Mas aí quando eu virei na idade dos 30, me bateu uma loucura que eu disse: ‘Eu quero ser mãe agora’. E eu queria muito engravidar da Luiza para que ela nascesse em junho, porque eu queria dar ela de presente para o Lug. E aí eu não conseguia engravidar, e teve um dia que eu falei: ‘Eu não vou conseguir engravidar'”, relembrou a atriz.
    Ela contou ao apresentador Marcio Garcia que, apesar de sua descrença momentânea, o plano inicial deu certo: “Em setembro eu engravidei e em junho a Luiza nasceu. Eu engravidei durante o [humorístico] ‘Sob Nova Direção’. E logo que elas nasceram eu li para elas o Salmo 91. Essa foi a primeira coisa que eu quis que as minhas filhas ouvissem aqui na terra. E ninguém briga com uma mulher que está grávida, não é? Todo mundo faz tudo o que você quer”, contou, às gargalhadas.
    “Aí botaram o neném em mim e eu li para as duas. Foi a primeira coisa que elas ouviram de mim, igualmente para o resto da vida”, frisou, lembrando de seu primeiro encontro com Luísa e Antonia.
    Assista:

    Criança de 4 anos mudará de sexo na Austrália, com apoio do governo

    Programa escolar Safe Schools ajudaria a detectar “disforia de gênero”  por Jarbas Aragão

    Fonte:https://noticias.gospelprime.com.br/crianca-4-anos-mudara-sexo-australia/
    Criança de 4 anos mudará de sexo na Austrália, com apoio do governoUma criança de quatro anos de idade começou o processo de “transição” para mudar de sexo na Austrália. Ela se tonou o símbolo de uma ampla discussão no país sobre até que ponto os pais devem interferir nas escolhas de crianças que ainda estão no jardim de infância.
    Existe um crescimento assustador no número de menores de idade que buscam apoio para lidar com questões de sexualidade nas escolas de ensino primário australianas. No hospital onde esse caso é tratado, há 250 crianças sendo assistidas pela “unidade de disforia de gênero”. A mais nova tem apenas três anos.
    Nos últimos anos os encaminhamentos para serviços que cuidam de questões de gênero triplicaram, e estão “aumentando rapidamente”, segundo o jornal Daily Telegraph.
    O diagnóstico preliminar da maioria é “disforia de gênero”, um desconforto com o sexo do nascimento e um sentimento de inadequação no papel social deste gênero. Para que a criança seja atendida, é necessária uma decisão dos pais, já que a legislação do país só autoriza a mudança de sexo a partir dos 18 anos.
    No início de 2015, uma menina de 9 anos obteve autorização legal, quando até então apenas adolescentes tinham obtido permissão. O caso da criança de 4, que não teve nem o nome nem o sexo revelado, já está gerando uma onda de pedidos para que a legislação seja revista.
    Muitos psicólogos questionam se não é muito cedo para alguém iniciar a “transição”, que inclui acompanhamento psicológico e tratamento hormonal. Essa é a primeira polêmica do programa de governo “Escolas Seguras”, que serviria, entre outras coisas, para combater o preconceito e promover a inclusão.
    Gregory Prior, vice-secretário de operações escolares do Departamento de Educação, explica que a escola usou recursos do programa público para ajudar os professores a acompanhar a criança. Ele confirmou que a decisão foi tomada por que a criança “se identificou como transgênero”. Ou seja, todo o processo está sendo supervisionado e, de certa forma, promovida pelo governo.

    A coisa certa?

    Catherine McGregor, conhecida advogada de causas LGBT no país, afirmou que as crianças “tendem a fazer a coisa certa quando sentem que estão no corpo errado”. Ao mesmo tempo, diz que é preciso haver controles adequados para assegurar que não ocorram erros prematuros. “Penso que 4 [anos] é muito cedo para qualquer apoio oficial”, resumiu.
    O renomado psicólogo infantil Michael Carr-Gregg confirmou que existe 250 crianças sendo assistidas na unidade que trata da disforia de gênero no Hospital Infantil Royal, em Melbourne. Uma década atrás, havia apenas uma criança pedindo ajuda, compara.
    The Royal Children's Hospital
    The Royal Children’s Hospital.
    Segundo ele, “pesquisas indicam que 2,7% das crianças se enquadram nesta categoria”. Assegura que a tendência é elas sofrerem bullying constante na infância, sendo que muitas cometem suicídio durante a adolescência pois foram “forçadas a viver desse jeito, em negação”.
    Curiosamente, a única igreja a se pronunciar sobre o caso até agora foi a Comunidade de Cristo Porta Aberta, em Cranebrook. A pastora Susan Palmer, que é lésbica e lidera a congregação voltada para a comunidade LGBT, declarou não ver problema que a criança receba acompanhamento logo que a questão seja detectada.
    “A maioria dos meus conhecidos que fizeram a transição sabiam desde muito cedo que algo não estava bem, como se a mente e o corpo não estivessem em sintonia”, sublinhou.
    “Uma criança é fortemente influenciada por seus cuidadores e sei que os pais podem ficar excessivamente preocupados. Eles realmente podem coagir ou influenciar as crianças quando tudo que elas estão fazendo é apenas explorar algo que não está indo na direção que eles realmente gostariam.”Com informações Daily Mail

    Assista reportagem (em inglês):